banner site FELICE-01

SOBRE A EXPOSIÇÃO


Obras híbridas que misturam cenografia, pintura e fotografia abrem inúmeras possibilidades para o público observar uma cidade, um bairro, um edifício ou um espaço cultural de outras formas. Esse é o mote do trabalho de Felice Varini, artista suíço radicado em Paris, que expõe sua primeira individual no Brasil ocupando os espaços do Instituto Artium, com curadoria do francês Franck Marlot. 

Para a mostra, Varini fez uma visita prévia ao Instituto Artium, para desenvolver um minucioso estudo técnico, baseado nas observações arquitetônicas, características físicas do espaço e informações históricas do espaço. A partir desse estudo, criou digitalmente quatro instalações inéditas: Zig Zag De Quatorze Triangles, Doubles Cercles Concentriques, Sept Arcs De Cercles e Douze Petits Disques Dans Le Grand – que ocuparão fisicamente a fachada exterior e três salas expositivas do Instituto. Segundo o próprio artista, sua arte se situa entre a realidade e o espaço ficcional, propondo ao público um convite para escapar da cidade pelas frestas do tempo. 


Em suas criações, Varini projeta um plano no espaço que gira em torno de formas geométricas simples, como o círculo, o quadrado, a elipse, o triângulo - às vezes sólido ou vazado -, pintado em cores primárias.  Neste ponto focal, a forma parece flutuar como que levitando sobre a arquitetura que a acolhe. 


À medida que o espectador se move, a forma bidimensional se desfaz, estende-se para estourar em dezenas de “pedaços de tinta” que se atomizam no espaço tridimensional e cobrem as paredes, o teto, o corrimão da escada, entre outros espaços. O olhar sobre o ambiente é transformado e o observador então redescobre a arquitetura do lugar devido a essa nova informação pictórica.






 

SERVIÇO

DATA E HORÁRIOS

De 11 de novembro de 2021 a 27 de fevereiro de 2022


Terça a domingo das 10h às 18h.  

ENDEREÇO

Rua Piauí, 874 - Higienópolis - São Paulo. 

INGRESSOS

Os ingressos devem ser reservados no link disponível no topo desta página. O tempo de visitação é de até uma hora e é necessária a apresentação do ingresso (digital ou impresso) na entrada do evento. 

COVID-19

O uso de máscara é obrigatório durante toda a permância nas dependências do Instituto Artium de Cultura.

GALERIA DE FOTOS

EXPOSIÇÕES ENCERRADAS

Data de exibição: 10 de agosto a 24 de outubro de 2021

No momento exato em que se delineam os contornos de um mundo pós-pandêmico, em que a bagagem do passado-presente se faz sentir de forma mais nítida por conta das limitações impostas ao que se conhece como "normalidade" – é que se dá a ocupação desse espaço histórico, com uma amostra da produção atual de artistas que vivem e trabalham em São Paulo, e que dada a diversidade de suas linguagens, representam também as possibilidades, estímulos e potenciais criativos que esse contexto propicia.