exposicao

FELICE VARINI

Criadas exclusivamente para uma experiência imersiva no ambiente arquitetônico do Instituto Artium, as quatro obras inéditas de Felice Varini, abrem espaço para a reflexão da interseção entre a realidade e a ficção no espaço. 

Suiço de nascimento e radicado em Paris, Felice Varini se destacou ao longo de sua trajetória artística pela anamorfose - técnica que cria uma ilusão de forma geométrica em sobreposição a um objeto tridimensional. 

Suas obras foram expostas em importantes espaços públicos como Mazan L'Abbaye, a vila Vercorin, a Universidade de Nagoya, a comuna francesa Saint-Nazaire, a barragem da Baía de Cardiff, a Orangerie do Palácio de Versalhes, a Place de l'Odéon. Agora, o Instituto Artium de Cultura tem o prazer de receber obras exclusivas do artista, instaladas em sua sede, o Palacete Stahl. 

Misturando cenografia, pintura e fotografia, Felice Varini estreia sua primeira mostra individual no Brasil, dando ao público a possibilidade de observar o espaço cultural por meio de novas perspectivas. 

O processo criativo das obras começou com uma visita prévia do artista ao Instituto, onde ele pôde explorar o espaço e coletar informações arquitetônicas e históricas. Com base nessas observações, o artista desenvolveu um estudo técnico e, posteriormente, criou digitalmente as quatro instalações inéditas, adaptadas especificamente ao ambiente físico do Instituto.

A intervenção artística de Felice Varini possui quatro obras inéditas, sendo elas "Zig Zag de Quatorze Triangles", "Doubles Cercles Concentriques", "Sept Arcs De Cercles" e "Douze Petits Disques Dans Le Grand", de curadoria do francês Franck Marlot,  que ocuparam a fachada exterior da sede do Instituto Artium de Cultura e três de suas salas expositivas. 

Segundo o próprio artista, sua arte se situa entre a realidade e o espaço ficcional, propondo ao público um convite para escapar da cidade pelas frestas do tempo. 

Preíodo

De 11/11/2021 a 27/03/2022

Sessões