exposicao

JAIRO E JOÃO

Explorando a intersecção entre o teatro e a fotografia, a exposição "Jairo e João: O teatro na fotografia de Jairo Goldflus e João Caldas sobre a Cena Teatral" oferece um mergulho fascinante na trajetória artística desses renomados fotógrafos. Descubra uma coleção de imagens que retratam a dramaturgia por meio de um olhar sensível. 

Jairo Goldflus (1968) é formado em Comunicação Social e trabalha profissionalmente com imagem desde 1986. Inicialmente documentava shows (1987-1989), mas passou a trabalhar no mercado editorial, trabalhando em grandes veículos impressos do Brasil. Seu trabalho passou a ser reconhecido e solicitado para grandes campanhas de publicidade e, ao longo dos anos, se especializou com excelência em direção de pessoas para fotografias. 

João Caldas (1958) é engenheiro pela Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP) e formado em cinema pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Desde 1981 começou a fotografar espetáculos, descobrindo sua verdadeira vocação. O encanto que sente pelo mistério teatral e pela dança fez dele um dos mais conceituados fotógrafos das artes cênicas.

O Instituto Artium de Cultura convidou Rafael Gomes, diretor de teatro, para realizar a curadoria da obra e assinar a exposição. Dessa forma, muito além de uma vasta seleção de fotos, a exposição ultrapassa o valor artístico das fotos e incorpora uma reflexão sobre a experiência do teatro em seu diálogo com o público. 

"Ao reunirmos as fotografias para teatro de Jairo e João, evidenciamos as escolhas estéticas e o olhar único de cada um deles. Os retratos de Jairo - em geral, realizados em estúdio - são marcados pela beleza, precisão e rigor formal. Já a extensa e sólida produção fotográfica de João tende a privilegiar a cena propriamente dita. São fotografias de palco, instantâneos dos espetáculos, que conjugam a pulsação e a intensidade das apresentações teatrais com raro senso de composição e domínio técnico" - diz Rafael Gomes.

A experiência da exposição conta com estruturas cenográficas de André Cortez, e englobam diferentes dispositivos que ocupam tanto o espaço interno quanto o jardim do Instituto Artium de Cultura. A visualização das imagens resgata alguns aspectos do jogo cênico, e convidam os espectadores ao uso do espaço combinado com a narrativa das imagens. 

A exposição reuniu 86 fotos impressas e 128 fotos em vídeos. 

Entre os espetáculos captados pelas lentes de Jairo e João que podem ser conferidos na exposição estão, O Homem de La Mancha e Annie, dirigidos por Miguel Falabella; My Fair Lady, West Side Story e Evita, dirigidos por Jorge Takla; O Rei Leão, dirigido por Julie Taymor; Escola do Rock, dirigido por Mariano Detry; Billy Elliot, dirigido por John Stefaniuk; Adultérios e Uma Vida no Teatro, dirigidos por Alexandre Reinecke; Panor Mica Insana, dirigido por Bia Lessa; Let’s Kiss and Say Goodbye, dirigido por Elisa Ohtake; Através de um Espelho, dirigido por Ulisses Cruz, entre outros.

Já os artistas retratados na mostra foram: Miguel Falabella, Juliana Paes, Wladimir Brichta, Negra Li, Wagner Moura, Christiane Torloni, Fábio Assunção, Marília Pera, Francisco Cuoco, Gabriela Duarte, Angelo Antonio, Débora Falabella, Cleto Baccic, Leandra Leal, Ingrid Guimarães, Artur Berges, Eva Wilma, Maria Luisa Mendonça, Rodrigo Pandolpho, Claudia Abreu, Carol Costa, Paula Capovilla, Maria Fernando Candido, Reinaldo Gianechini, Tuca Andrada, Igor Rickli, Claudia Neto, Tiago Barbosa, Amanda Acosta, Jonathas Faro, Celso Frateschi, Mel Lisboa, Marilia Gabriela, Lígia Cortez, Norival Rizzo, André Garolli, Lavínia Pannunzio, Renato Caldas, Ester Laccava, Flavio Tolezani, Eduardo Okamoto, Antonio Salvador e Carol Badra. A exposição fez parte do calendário de comemoração dos 150 anos da Comgás.

Preíodo

De 01/06/2022 a 04/09/2022

Sessões