teatro

Wicked

Antes mesmo de Dorothy ser levada ao mundo de Oz por um tornado esmeralda, Elphaba e Glinda protagonizaram uma das mais memoráveis narrativas do teatro musical. A história não contada das bruxas de Oz, proveniente do icônico filme "O Mágico de Oz" de 1939, tornou-se uma das adaptações mais bem-sucedidas da Broadway do século 21. De forma divertida e emocionante, o musical explora o fato de que há, sempre, pelo menos dois pontos de vista para uma mesma história.

Enquanto Glinda se empenha em manter sua popularidade, com sua beleza e ambição, Elphaba, nascida com a pele verde esmeralda, é uma personagem perspicaz, impetuosa e incompreendida, cujas convicções morais se veem testadas após um encontro com o Mágico de Oz. Na versão brasileira, a trama enfatiza a luta contra o racismo, o totalitarismo, a perseguição política e a propagação de fake news que servem a grupos opressores, além da apatia diante da defesa da liberdade e a perseguição dos oprimidos. Por meio da odisseia apresentada e da improvável amizade entre as Bruxas "Boa" e "Má", temas relevantes são abordados em meio ao esplendor do espetáculo.

Wicked é baseado no romance de Gregory Maguire, com música e letras de Stephen Schwartz e roteiro de Winnie Holzman, e já recebeu declarações de veículos importantes que descreveram a peça como "o melhor musical da década" e "um fenômeno cultural". 

A produção é de responsabilidade Instituto Artium de Cultura, em parceria com o Atelier de Cultura, com produção inteiramente realizada no Brasil, em colaboração com um pouco mais de uma dezena de designers da Argentina, do México, dos EUA e da Inglaterra.

É protagonizada por Myra Ruiz, como Elphaba, e por Fabi Bang, como Glinda. Além de contar com um elenco plural que representa o talento e a diversidade de artistas brasileiros do teatro musical. Alguns dos destaques são Tiago Barbosa interpretando o príncipe Fiyero; Diva Menner como Madame Morrible; o ator Marcelo Médici, um dos maiores ícones do humor brasileiro, que dá vida ao Mágico de Oz; e Cleto Baccic, ator de extensa e premiada carreira, protagonista em espetáculos como "O Homem de La Mancha", "Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate" e "Evita", além de ser o fundador do Atelier de Cultura. Em Wicked, o ator interpreta o Dr. Dillamond.

Wicked realizou 120 sessões com ingressos pagos, nas quais foram estritamente cumpridas as contrapartidas de democratização de acesso, com público recorde na história do teatro Santander, com mais de 156 mil espectadores. Mais importante que isso, realizou 19 sessões às sextas feiras, às 15h, horário escolar, com ingressos gratuitos para estudantes das escolas públicas da periferia da cidade, e de dezenas de municípios com baixo IDH da Grande São Paulo. Cada sessão exclusiva para estudantes, crianças e adolescentes, demandava uma complexa operação logística de 24 a 26 ônibus para ocupar os quase 1.100 assentos do teatro Santander.

Preíodo

Sessões